Carne Cachena DOP galardoada no concurso Great Taste 2017



Fonte: autoctones.ruralbit.com

O “GREAT TASTE” – O MELHOR SABOR foi criado em 1994, no Reino Unido e consiste na avaliação de produtos agrícolas, por um júri constituído por centenas de especialistas que apreciam e examinam as suas qualidades, através da maior prova cega de degustação. É responsável pela descoberta de produtos alimentares de qualidade excepcional e por facilitar a sua promoção por profissionais e consumidores, contribuindo para a escolha e para o sucesso dos produtores que vêem o seu talento reconhecido no mercado. Em Portugal, esta é a segunda edição, dando oportunidade dos pequenos e médios produtores portugueses mostrarem o valor do património gastronómico.

Os produtos são classificados e distinguidos pela atribuição de estrelas sendo uma estrela outorgada a produtos simplesmente deliciosos, duas estrelas para os produtos excepcionais e três estrelas, a mais alta distinção, conferida aos produtos mais requintados do mercado.
Entre Maio e Setembro de 2017 realizou-se o concurso Great Taste 2017, um dos eventos mais prestigiados em certames responsáveis pela descoberta de produtos alimentícios de qualidade excepcional, do sector da alimentação e dos produtos de excelência.

Após cinco sessões de provas cegas, o júri, constituído por pessoas dos mais variados sectores e diferentes áreas (cozinheiros, chefes, profissionais da restauração, consumidores, técnicos, investigadores, retalhistas, críticos e jornalistas) elegeram a carne de Cachena da Peneda DOP como possuidora de qualidades gustativas e organolépticas que a equiparam às melhores carnes do mundo sendo merecedora de exibir a distinção máxima e o logotipo de Great taste – O melhor sabor 2017 3 Estrelas.

Os juízes referiram o óptimo equilíbrio e profundidade do sabor da carne e apontaram a sua tenrura e suculência para a diferenciarem. Foi, ainda, atribuído ao seu caracter irrepreensível, à sua excelência, ao seu sabor e flavour, uma classificação de excelência que enchem de orgulho todas as entidades e pessoas que participam no processo de produção, abate e certificação e se traduz no reconhecimento da qualidade do nosso produto.

Para os produtores da Carne de Cachena Peneda DOP e para a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca é uma grande honra a atribuição de três estrelas à sua carne mas, também, um incentivo que nos coloca responsabilidades acrescidas na manutenção e aumento da qualidade da carne produzida.


Fonte: PEC Noroeste
Data de publicação: 2017-10-24 10:11:04

        

708 visualizações