Açores: Abate de bovinos aumenta em quarto matadouros



fonte da imagem: ionline

O abate de bovinos aumentou em quatro matadouros dos Açores nos primeiros nove meses deste ano, comparativamente ao período homólogo de 2016, apesar de se registar uma quebra global de 7,3%, informou a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas.

De acordo com os dados remetidos pela tutela aos parceiros do sector da carne, o número de abates cresceu nos matadouros das Flores (28%), do Corvo (22%), de São Jorge (14,5%) e do Faial (11%).
Relativamente ao consumo local, verificou-se, entre Janeiro e Setembro deste ano, uma estagnação (-0,31%), comparativamente a igual período de 2016.

No que diz respeito à exportação verificou-se uma redução de 12,8%, apesar do crescimento verificado nos abates nos matadouros das Flores (194%), de São Jorge (30%) e do Faial (12%).

Como forma de promover ainda mais a carne açoriana, o Governo dos Açores autorizou recentemente a integração da Região no Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA), entidade de que também fazem parte a Federação Agrícola dos Açores e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, como sócios fundadores.

Esta associação de direito privado e sem fins lucrativos, que poderá ter como sócio qualquer associação e cooperativa ligada ao sector, terá como missão promover a carne açoriana, encontrar mecanismos de valorização, prestar aconselhamento político e analisar os mercados nacionais e internacionais, com vista ao desenvolvimento desta fileira, economicamente importante e em crescimento no arquipélago.

O investimento já realizado e em curso na Rede Regional de Abate, a par dos mecanismos de apoio ao abrigo do POSEI, impulsionaram este sector para novos níveis de competitividade, estimulando mais os abates no arquipélago e a exportação de carcaças e de carne já embalada.



Fonte: Agricultura e Mar ->  http://agriculturaemar.com/abate-bovinos-aumenta-quatro-matadouros-dos-acores/
Data de publicação: 2017-10-27 09:24:58

        

208 visualizações