UE autoriza Pediococcus acidilactici como aditivo em alimentos para suínos e aves



A Comissão Europeia autorizou recentemente o Pediococcus acidilactici como aditivo em alimentos para suínos de engorda, espécies menores de suínos (desmamados e de engorda), frangos de engorda, espécies menores de aves de capoeira de engorda e espécies menores de aves de capoeira para postura.

A decisão foi divulgada num regulamento recentemente publicado e que indica que este aditivo está também autorizado para utilização na água de abeberamento.

A preparação de Pediococcus acidilactici CNCM MA 18/5M foi autorizada por um período ilimitado como aditivo em alimentos para frangos de engorda pelo Regulamento (CE) n.o 1200/2005 da Comissão e como aditivo em alimentos para suínos de engorda pelo Regulamento (CE) n.o 2036/2005 da Comissão.

De acordo com um parecer da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), de 20 de abril de 2016, a preparação de Pediococcus acidilactici CNCM MA 18/5M “não tem efeitos adversos na saúde animal, na saúde humana nem no ambiente”.
Para além disso, o parecer da EFSA concluiu que a utilização desta preparação nos alimentos e na água de abeberamento tem potencial para “melhorar o desempenho zootécnico dos suínos de engorda e frangos de engorda.”

Conheça o regulamento aqui


Fonte: Vida Rural ->  http://www.vidarural.pt/producao/ue-autoriza-pediococcus-acidilactici-aditivo-alimentos-suinos-aves/
Data de publicação: 2018-01-04 08:19:30

459 visualizações