Açores terão 7 milhões de euros para apoiar a construção de novos matadouros



Fonte da imagem:ioline

“Vamos afectar este ano quase cinco milhões de euros para a conclusão da construção de novos matadouros, no Faial e Graciosa, e da remodelação dos matadouros de São Miguel e Terceira, ao nível do aumento da capacidade de frio”, afirmou esta semana o secretário Regional da Agricultura e Florestas João Ponte.

O governante acrescentou que serão disponibilizados mais dois milhões de euros para investimentos na rede regional, em projectos não co-financiados por fundos comunitários. E defendeu, em Ponta Delgada, que os investimentos em curso na rede regional de abate são fundamentais e um sinal da aposta do Governo dos Açores na valorização da fileira da carne.

O titular da pasta da Agricultura falava na conferência de imprensa promovida pelo Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA) para apresentação do plano de actividades para este ano e do orçamento, que totaliza 24,6 milhões de euros.

João Ponte destacou a “enorme alteração de paradigma” registada no arquipélago no sector da carne, dado que “praticamente se deixou de exportar gado vivo para exportar gado abatido”.
“Isso são, naturalmente, mais-valias que ficam na Região”, frisou o secretário Regional, destacando o aumento que se verifica na qualidade da carne que chega aos matadouros no arquipélago.

Para o governante, a aposta do Governo dos Açores na melhoria técnica e de infra-estruturas da rede regional de abate vai contribuir para elevar o sector da carne a outros patamares, já que o grande desafio desta fileira passa por exportar o mais possível a carne pronta a ser consumida e apostar na certificação dos matadouros.


Fonte: Agricultura e Mar ->  http://agriculturaemar.com/acores-7-milhoes-euros-novos-matadouros/
Data de publicação: 2018-02-16 16:45:12

573 visualizações