Feira do Porco Alentejano inicia hoje em Ourique



Cerca de 170 expositores participam na edição deste ano da Feira do Porco Alentejano, em Ourique (Beja), entre sexta-feira e domingo, que pretende promover e valorizar o mundo rural e a fileira daquela raça.

O certame, promovido pela Câmara de Ourique, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), inclui um seminário, atuações musicais, tasquinhas, gastronomia, 'showcooking' e concursos, entre outras atrações.

Durante três dias, segundo a organização, o evento assume-se como "uma montra do elevado potencial produtivo do mundo rural" alentejano e como "um espaço de promoção da fileira do porco alentejano", considerada "pilar importante" para a economia deste concelho.

Uma das novidades deste ano, realçou a câmara, é a Rota do Porco Alentejano, para que os visitantes possam visitar "os territórios do processo de criação do porco alentejano, nas explorações de montado".
As visitas guiadas, cujas inscrições já estão fechadas, vão contar com o acompanhamento de um técnico da ACPA, terminando com um almoço no recinto da feira.

Desta forma, disse a organização, os participantes vão poder conhecer, no terreno, a criação do porco de raça alentejana e "o ecossistema que sustenta e torna única" esta raça, o montado.
Pela primeira vez, o certame apresenta também uma exposição com cerca de 30 porcos alentejanos, num espaço próprio.

O espaço quer dar a conhecer "todas as fases da criação do porco de raça alentejana, desde os leitões aos reprodutores, passando pelos exemplares que andam na montanheira", assinalou o município.


Fonte: Diário de Noticias ->  https://www.dn.pt/lusa/interior/feira-do-porco-alentejano-em-ourique-com-cerca-de-170-expositores-9206174.html
Data de publicação: 2018-03-23 10:18:10

396 visualizações