Portuguese Beef: A internacionalização da carne portuguesa



Fonte da imagem: Portuguese Beef

A Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones (FERA) viu aprovada uma candidatura ao programa COMPETE 2020 para "promoção, divulgação e disseminação da carne bovina das raças autóctones portuguesas."

Além das raças Arouquesa e Marinhoa, tomam parte desta iniciativa as associações de criadores das raças Barrosã, Cachena, Maronesa, Minhota e Mirandesa.

"As raças autóctones nacionais constituem uma das principais razões para Portugal ser considerado uma região ´Hot Spot´ de biodiversidade pela Organização para a Agricultura e Alimentação das Nações Unidas (FAO)", refere uma informação veiculada no portal COMPETE 2020.
O projeto Portuguese Beef "pretende a aquisição de bases sólidas para a internacionalização da carne bovina das raças autóctones."

A criação da marca foi uma das primeiras ações conjuntas no âmbito de um plano de marketing internacional, onde foram analisados também os mercados-alvo, que passam por países como Alemanha, Canadá, França, Luxemburgo e Reino Unido.

O agrupamento de raças irá marcar presença em feiras internacionais e tomar parte em missões de importadores em território nacional.

Em declarações ao COMPETE 2020, Eng.º Rui Dantas, Presidente da Direção da Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones (FERA) comenta a mais-valia do apoio deste Programa e a importância do projeto “O projeto permitirá alavancar a procura por produtos de reconhecida qualidade com Denominação de Origem, cujo modo de produção se desenvolve através da alimentação em pastos naturais, respeitando sempre o ecossistema. De igual modo, possibilitará o fomento das exportações e a criação de emprego, bem como o surgimento de novos produtos, aliando a tradição à inovação.”

O projeto conta com o apoio do COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), envolvendo um investimento elegível de 427 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de cerca de 363 mil euros.


Fonte: Compete 2020
Diário de Aveiro
 ->  http://www.poci-compete2020.pt/noticias/detalhe/NL24897_PortugueseBeef
http://www.noticiasdeaveiro.pt/pt/47938/racas-autoctones-apostam-na-exportacao/

Data de publicação: 2018-04-17 12:34:51

949 visualizações