Associação de Criadores de Aberdeen-Angus adere ao programa de avaliação genética – BREEDPLAN



A Associação de Criadores Aberdeen-Angus Portugal anuncia a implementação do programa avaliação genética BREEDPLAN.

O sistema foi criado na Austrália pelo Animal Genetics & Breeding Unit (AGBU) e é comercializado pelo Agricultural Business Research Institute (ABRI), para a Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Filipinas, EUA, Canadá, Argentina, Uruguai e África do Sul.
Na Europa, é utilizado no Reino Unido (Pedigree Cattle Services - Aberdeen-Angus Cattle Society) na Hungria e agora também em Portugal.

Utiliza a tecnologia BLUP (Best Linear Unbiased Prediction) para produzir valores genéticos estimados, designados por EBVs (Estimated Breeding Values), para vários caracteres produtivos importantes (por exemplo: fertilidade, crescimento e qualidade da carcaça).

Considerando que a maioria dos animais importados para o Livro Genealógico Português foram registados na Aberdeen-Angus Cattle Society (AACS) – Escócia e que esta utiliza o BREEDPLAN, foi colhida informação de performance da sua descendência em Portugal desde o ano de 2008 para que mais tarde fosse possível utilizar o programa.

Tendo a Associação passado a gerir o Livro Genealógico em 2017, a Direcção tomou como prioridade implementar o BREDPLAN em Portugal. Após 10 anos a Associação está em condições de ter uma base de dados própria que possibilita uma avaliação conjunta com o Reino Unido para gerar os EBVs com precisão do seu mérito genético.

O trabalho foi coordenado pelo Secretário Técnico e teve a colaboração da AACS e dos técnicos da ABRI - Austrália para criação da base de dados (International Livestock Registration) que permite a publicação mensal da avaliação genética. Esta base é actualizada semanalmente através do envio automático de dados a partir da nossa base local GENPRO gerida pela Ruralbit.
 
A consulta dos dados dos animais (pedigrees e dados de avaliação) e dos seus criadores pode ser feita online aqui.


Fonte: Associação de Criadores Aberdeen-Angus Portugal
Data de publicação: 2018-05-15 14:20:30

183 visualizações