Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) promove a 3ª edição da Gala Porco d’Ouro



Fonte da imagem: FPAS

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) e o Município de Mafra recebem hoje a terceira edição da Gala Porco d’Ouro, evento que dá a conhecer as explorações e empresas do setor suinícola que se destacaram em termos de produtividade em 2017.

Nesta cerimónia serão entregues 29 prémios de produtividade aos agentes de um setor que contribui com cerca de 600 milhões de euros para a economia nacional. O evento, que decorre no Claustro Sul do Real Edifício de Mafra, é realizado em parceria como Município de Mafra.

À semelhança das edições anteriores será também atribuído o prémio “porco diamante” à exploração que, segundo os critérios de um júri independente, apresenta os melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio. As referidas distinções são dadas às explorações que mais se destacaram em 2017 no que respeita à produtividade numérica geral, à taxa de leitões nascidos por animal reprodutor e ao número médio de leitões que cada porca desmamou ao longo da sua vida produtiva, critérios segundo os quais se analisa a competitividade das explorações suinícolas.

Na cerimónia deste ano será, ainda, distinguido o parceiro que mais se destacou na comercialização de porco.pt, a única carne de porco certificada 100% portuguesa, projeto da suinicultura nacional para toda a fileira e que abrange já cerca de 45% da produção nacional.

A escolha do local para a realização do evento recaiu sobre Mafra, concelho para o qual a atividade suinícola exerce um importante contributo a nível económico, registando-se, em particular, a existência de empresas de referência à escala nacional nas áreas do abate, transformação e nutrição animal.


Fonte: Voz do Campo ->  http://vozdocampo.pt/2018/06/21/melhores-suinicultores-premiados-na-gala-porco-douro/
Data de publicação: 2018-06-22 08:43:16

263 visualizações