Governo dos Açores vai apoiar a melhoria genética de cerca de 200 bovinos na ilha Graciosa



Fonte da Imagem: Governo dos Açores

O Secretário Regional da Agricultura afirmou hoje que o Governo dos Açores vai apoiar os agricultores da ilha Graciosa a acelerar o melhoramento genético dos seus efetivos bovinos, através da inseminação artificial com sémen sexado, num investimento de 10 mil euros que se estima que abranja cerca de duas centenas de animais.

 “Este é um contributo direto que o Governo dos Açores dá para o melhoramento genético do efetivo bovino das explorações leiteiras da Graciosa, contribuindo para melhorar o rendimento das explorações e correspondendo à manifestação de interesse por parte dos agricultores, que as associação representativas têm transmitido ao Executivo”, salientou João Ponte, que falava à margem da assinatura de um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, a Associação de Agricultores da Graciosa e a Associação de Jovens Agricultores Graciosenses.

 No primeiro dia da visita estatutária do Governo Regional à Graciosa, o titular da pasta da Agricultura acrescentou que será comparticipada a primeira inseminação artificial com sémen sexado de cada novilha, um processo que contará com o apoio técnico da cooperativa UNICOL.

 João Ponte adiantou que serão inseminadas fêmeas de 15 a 18 meses de idade, com, pelo menos, 350 quilos, porque há uma maior taxa de sucesso.

 “Esta medida insere-se na estratégia do Governo dos Acores de melhorar a rentabilidade das explorações leiteiras e, por outro lado, é uma medida que visa salvaguardar o elevado estatuto sanitário que existe na Região e, em particular, na ilha Graciosa”, disse João Ponte.

Nesse sentido, salientou que a Graciosa está abrangida pelo estatuto de ilha oficialmente indemne de Brucelose, Tuberculose e Leucose.

O governante afirmou ainda que, com as inseminações artificiais que serão feitas, será possível obter uma “descendência de elite”, proporcionando melhores resultados e rendimentos aos agricultores da ilha Graciosa.

 


Fonte: Governo dos Açores ->  http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/pgra-gacs/noticias/Governo+dos+A%C3%A7ores+vai+apoiar+a+melhoria+gen%C3%A9tica+de+cerca+de+200+bovinos+na+ilha+Graciosa.htm
Data de publicação: 2018-07-11 11:00:42

324 visualizações