Notícias

Governo açoriano vai apoiar agricultores na aquisição de alimentos para os animais devido a seca

Fonte da imagem: noticias ao minuto

 

Este apoio surge na sequência do período de seca severa que está a atingir o arquipélago dos Açores, afetando de forma muito significativa a produção de alimentos.

A portaria da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da Direcção Regional da Agricultura, determina que podem beneficiar desta ajuda as entidades que fabriquem, importem e disponibilizem estes alimentos aos produtores agrícolas no arquipélago.

Além desta ajuda na aquisição de alimentos para os animais, o Governo dos Açores também já anunciou um apoio direto aos agricultores para compensar os prejuízos sofridos ao nível da produção de milho forrageiro e de hortícolas.

O Governo dos Açores já solicitou ao Governo da República para que este solicite junto da Comissão Europeia a aprovação do adiantamento de 70% das ajudas do POSEI e 85% das ajudas de superfície do PRORURAL+, para fazer face à situação expcecional de seca que se verifica na Região.

Em causa está a antecipação, em dois meses, do pagamento de 50 milhões de euros aos agricultores dos Açores, o que permitirá dar maior liquidez à tesouraria das explorações agrícolas afetadas pela seca, uma medida que o Governo dos Açores considera “muito importante”.

O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, acolheu o pedido do Governo dos Açores e solicitou à Comissão Europeia a antecipação pretendida, sendo a decisão da Comissão Europeia tomada a 27 de julho.

“Esperamos que a Comissão Europeia seja sensível a esta nossa pretensão, tanto mais que o Comissário da Agricultura e Desenvolvimento Rural quando visitou os Açores constatou a situação de seca severa que estamos a atravessar”, disse o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte.

Portaria nº88/2018 de 17 de Julho


Fonte: Governo dos Açores Consultar fonte
Data de publicação: 23/07/2018 09:22