Governo dos Açores inaugurou o novo Matadouro do Faial



Fonte da imagem: GaCs-JAR

Foi inaugurado esta terça-feira, o novo matadouro da ilha Faial, um investimento superior a cinco milhões de euros, que se integra na estratégia de fortalecimento da agricultura açoriana e de reforço da competitividade do setor da carne.

A cerimónia contou com a presença de Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional, que na ocasião salientou que a estratégia tem produzido resultados concretos e objetivos ao longo do tempo, permitindo que a fileira da carne se assuma, por mérito próprio, como uma importante atividade económica nos Açores.

“Basta referir, por exemplo, que, em 10 anos, o consumo local de bovinos na Região cresceu 19% e a exportação de carcaças uns expressivos 352%. Se nos fixarmos nos primeiros nove meses deste ano, comparativamente com igual período em 2017, o crescimento nos abates de bovinos para consumo local foi de 1,9% e de 19,5% para a exportação”, disse citado em nota do Gacs.

“O investimento em novos matadouros ou na requalificação dos já existentes totaliza cerca de 15 milhões de euros e permitirá valorizar esta fileira, criar condições para incrementar a comercialização e, no fundo, garantir a sustentabilidade e reforçar a competitividade da produção de carne nos Açores”, disse.


Fonte: Açoriano Oriental ->  https://www.acorianooriental.pt/noticia/governo-dos-acores-inaugurou-o-novo-matadouro-da-ilha-do-faial-293914
Data de publicação: 2018-10-31 09:04:10

151 visualizações