Existências de leite em pó desnatado na União Europeia diminuíram para metade



Fonte da imagem: DOL

Metade do leite em pó desnatado em existências de intervenção pública desde 2015, ou seja, 190.000 de 380.000 toneladas, voltou a circular nos mercados “sem os desequilibrar e sem comprometer a recuperação do sector”, garante um comunicado da Comissão Europeia.

O último leilão, que vendeu 30 mil toneladas, aconteceu no dia 8 de Novembro. O último relatório de preços do leite da UE, divulgado esta semana pelo Observatório do Mercado do Leite, revela também melhores preços do leite e do leite em pó desnatado, reflectindo a gestão prudente das unidades populacionais.

Para o Comissário da Agricultura, Phil Hogan, “a nossa abordagem cautelosa está a valer a pena. O equilíbrio de mercado continua a ser a nossa prioridade. É encorajador ver novamente uma melhoria dos preços do leite, apoiada pelas medidas postas em prática pela Comissão. Mas, isto, não é, no entanto, ser complacente. A produção deve ser medida levando-se em conta a realidade das condições de mercado”.

A intervenção pública, gerida pela Comissão Europeia, desempenhou um papel importante na estabilização dos mercados entre 2015 e 2017, ajudando a eliminar o excesso de produção numa situação extremamente desequilibrada.

No final de 2016, a Comissão lançou um processo de leilão mensal e, subsequentemente, bimensal, destinado a colocar progressivamente estas acções no mercado.

Este processo é documentado no Portal do Observatório do Mercado do Leite.


Fonte: Agricultura e Mar ->  http://agriculturaemar.com/existencias-de-leite-em-po-desnatado-reduzido-a-metade-na-uniao-europeia/
Data de publicação: 2018-11-09 13:00:47

48 visualizações