China recebe primeiras importações de carne de suíno portuguesa no próximo mês de Dezembro



Os produtores portugueses começam a exportar carne de porco para a China em dezembro, através de três matadouros nacionais, num negócio que vai movimentar cerca de 100 milhões de euros de exportações no primeiro ano.

“Vamos dar início, a partir de dezembro, a um negócio que vai movimentar para o sector e para Portugal, no primeiro ano, cerca de 100 milhões de euros de exportações em carne de porco e, no segundo ano, passaremos a 200 milhões”, disse à Lusa o diretor da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, Nuno Correia.

O anúncio surge na sequência dos serviços oficiais chineses terem divulgado, através da sua página na internet, um documento que autoriza os matadouros Maporal, ICM e Montalva a exportar para a China.
“Criamos aqui alternativas de comércio dos nossos animais fora de Portugal que nos vão permitir crescer de forma sustentada […].

É um negócio que vai dinamizar sector agropecuário em Portugal”, acrescentou.
Segundo o director da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, dentro de seis meses, será ainda realizada uma nova vistoria para tentar homologar mais três matadouros em Alcanede, Montijo e Lisboa.

Em 06 de novembro, o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, deu como concluído o processo de venda de carne de porco para a China.

“O processo tem vindo a ser negociado e está finalizado. Está apenas dependente de pequenos detalhes de natureza estritamente burocrática, mas foi assumido, com toda a clareza, pelo senhor ministro das Alfândegas [da China] que esse é um processo [dado] como concluído e que nos próximos dias estará totalmente regularizado”, disse, na altura, Capoulas Santos, em declarações à Lusa.



Fonte: Jornal Económico ->  https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/carne-de-porco-portuguesa-chega-a-china-em-dezembro-negocio-deve-render-100-milhoes-de-euros-por-ano-380749
Data de publicação: 2018-11-26 08:35:13

193 visualizações