Notícias

XI Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora – Balanço

 

As Jornadas do Hospital Veterinário Muralha de Évora são um encontro técnico sobre bovinos de carne em Portugal, tendo reunido este ano cerca de 700 participantes, entre os quais mais de 300 produtores pecuários/equinos.

Pela 1ª vez tivemos 4 salas a funcionar em simultâneo: sala de ruminantes, sala de equinos, sala do porco alentejano e sala de comunicações livres, para além da II Edição do concurso de pósteres científicos e 11 workshops.

Na sessão de abertura, tivemos a honra de contar com a Drª Maria do Carmo Caetano, Diretora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Alentejo e do Dr. Jorge Cid, Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários.

Foram 2 dias em que vários interessados do sector, debateram temas como a preparação do vitelo para a venda, exportação, criar em Portugal inovando com o mundo, identificação eletrónica de bovinos, mudanças de hábito do consumidor e desafios ao consumo de carne, gestão reprodutiva de ovinos e a produção de insectos. O 1º dia de jornadas culminou com uma mesa redonda sobre “Qual o Futuro da produção de carne?”, onde contámos com a presença da Sonae, Raporal, Monte do Pasto, Carnalentejana, Assoc. Aberdeen Angus Portugal e de Lorenzo Lasater, neto do fundador de uma raça de carne americana – Beff master, que começou agora a ser difundida em Portugal, e “promete modernizar a produção de carne bovina”.
Marcou ainda presença o Dr. Iñaki Espinosa, médico veterinário especialista em bovinos de carne e muitos outros oradores de referência nacionais e internacionais.

Na sala dedicada aos equinos os critérios de escolha dos progenitores foram o tema em foco durante a manhã. À tarde estiveram em destaque componentes do maneio equino que revisam potenciar o futuro da produção equina. Na temática do comportamento destacou-se a presença do Dr. Alfonso Aguilar, com um currículo de excelência nesta área.
O I Seminário Ibérico do Porco Alentejano, organizado em parceria com a Associação Nacional Criadores do Porco Alentejano (ANCPA), com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA) e com a Sociedade Cientifica de Suinicultura (SCS) superou todas as expectativas, tivemos casa cheia para debater temas relacionados com a produção e a sanidade do porco alentejano. Nesta sala contámos também com a presença de vários elementos dos Serviços Oficiais. O tema central no bloco da sanidade foi a Peste Suína Africana, uma doença que se atingir o país será um flagelo para os suinicultores.
Inovámos também com o bloco: “Do investigador ao produtor”, onde convidámos várias universidades a apresentarem a todos os participantes projetos de investigação que estão a desenvolver.

No âmbito da 2ª edição do concurso de pósteres científicos “Transferência de conhecimento: da investigação à prática” foram apresentados 19 trabalhos nas áreas de ruminantes (carne, leite e lide), equinos e silvestres.

O HVME atribuiu aos vencedores da melhor comunicação livre e do melhor póster o prémio monetário de 300 e 200 euros respetivamente, como forma de incentivo à investigação científica na área da saúde animal.
Na sessão de encerramento esteve presente o Sr. Director Regional, o Prof. Dr. José Calado.
A componente social deste evento foi mais uma vez um sucesso com uma elevada adesão dos participantes à já tradicional prova de produtos regionais culminando no jantar de gala das XI Jornadas.

A qualidade técnica ímpar deste evento bem como a dedicação de todos os nossos parceiros têm tido um papel fundamental no crescimento e sucesso do evento.

A comissão organizadora informa ainda que as XII Jornadas já têm data – dias 6 e 7 de Março de 2020.


Fonte: Comissão Organizadora Consultar fonte
Data de publicação: 08/03/2019 09:16