Município de Gouveia apoia produtores de ovinos e caprinos



Fonte da imagem: autoctones.ruralbit.com

O município de Gouveia entrega hoje (18 de Outubro), apoios a produtores atribuídos no âmbito do Programa Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e Caprinos do Concelho de Gouveia.
A autarquia de Gouveia tem em vigor um sistema de atribuição de vários incentivos financeiros aos produtores de ovinos e de caprinos.

O Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no município.

O documento prevê a atribuição de incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino e aos criadores das explorações agropecuárias de gado ovino e caprino já existentes.
Também contempla apoios para os produtores de leite de ovelha da raça Serra da Estrela, para as queijarias com sede no concelho de Gouveia e apoio técnico municipal às explorações no processo de licenciamento de queijarias.

Está ainda prevista a atribuição de um incentivo financeiro de 5.000 euros para jovens agricultores que se instalem no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou na caprinicultura e apoios à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes (no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos).

O município de Gouveia integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego.


Fonte: Gazeta Rural ->  http://gazetarural.com/2019/10/18/municipio-de-gouveia-apoia-produtores-de-ovinos-e-caprinos/
Data de publicação: 2019-10-18 14:57:20

626 visualizações