Ministério da Agricultura admite acumulação de apoio às raças autóctones com outros compromissos agroambientais em 2020



Fonte da imagem: Noticias ao Minuto

O Ministério da Agricultura, liderado por Maria do Céu Albuquerque, admite acumulação de apoio às raças autóctones com outro compromisso agroambiental em 2020. O anúncio surge após várias associações agrícolas se terem mostrado contra a diminuição dos apoios agroambientais para o próximo ano.

A Confagri — Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas reuniu 12 de Dezembro, no Gabinete da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, para abordar o comunicado emitido no passado dia 9 de Dezembro relativo ao prolongamento dos compromissos agroambientais para o ano 2020, que limitava a prorrogação dos compromissos agroambientais a uma única medida/operação por beneficiário.

Considerando o impacto que a referida limitação poderia ter sobre a manutenção de raças autóctones em risco, a Confagri solicitou que o apoio agroambiental para as raças autóctones pudesse acumular com outras medidas, pelo contributo excepcional que este apoio dá para a viabilidade de explorações em zonas rurais, com fortes constrangimentos e poucas alternativas, e para a melhoria do ambiente e da paisagem rural, solicitação que mereceu a concordância do Ministério da Agricultura.

A Confagri esclarece em comunicado que a possibilidade dos agricultores que sejam actualmente beneficiários de mais do que uma medida/operação, poderem assumir a prorrogação do seu compromisso para a totalidade das medidas/operações que possuem, “está unicamente dependente da libertação de 20 milhões de euros das medidas de investimento florestal“, actualmente na dependência do ministro do Ambiente e da Acção Climática.


Fonte: Agricultura e Mar ->  http://agriculturaemar.com/ministerio-da-agricultura-admite-acumulacao-de-apoio-as-racas-autoctones-com-outro-compromisso-agroambiental-em-2020/
Data de publicação: 2019-12-16 08:40:57

1071 visualizações