Irlanda reporta novo caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE)



Fonte da imagem: Climate Home news

A Irlanda reportou um novo caso de encefalopatia espongiforme bovina (BSE – bovine spongiform encephalopathy), na semana passada.

De acordo com o relatório publicado, a dia 22 de maio, pelo médico veterinário Martin Blake, do Departamento da Agricultura, Alimentação e Pesca (DAFM) de Dublin, foram identificados nove casos suspeitos em gado. Um dos casos foi confirmado e os outros oito animais estariam suscetíveis à infeção, pelo que foram posteriormente abatidos. Os testes aos animais suscetíveis apresentaram resultados negativos.

A BSE é uma doença neurodegenerativa que afeta gado bovino e é transmissível a humanos.

Segundo as observações epidemiológicas, a 13 de maio, “o Departamento de Agricultura, Alimentação e Pesca foi informado de um resultado positivo num teste rápido de rastreio realizado por um laboratório privado acreditado e aprovado pela autoridade competente”. O animal suspeito foi submetido a amostragem pelo pessoal do DAFM, no âmbito da amostragem oficial em curso de todos os animais mortos com 48 meses ou mais.

O relatório indica que “o material da amostra e o cérebro foram subsequentemente enviados para o Laboratório Nacional de Referência (LNR)” e as amostras de diferentes áreas cerebrais foram submetidas a testes de confirmação, utilizando o método “western blot” de confirmação aprovado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“Todas as amostras apresentavam um padrão molecular idêntico, indicando BSE atípica do tipo H”. Os resultados finais dos testes de confirmação foram recebidos a 22 de maio de 2020, confirmando o caso como sendo de BSE atípica do tipo H.

A vaca infetada tinha um historial de sinais neurológicos que foram observados pela primeira vez no final de março de 2020, tendo-se tornado atáxica e “prostrada”.

A origem da infeção foi declarada como “desconhecida ou inconclusiva”, no relatório. 

Conheça mais detalhes do relatório da OIE, clicando aqui


Fonte: Vida Rural ->  https://www.vidarural.pt/agroindustria/irlanda-reporta-novo-caso-de-encefalopatia-espongiforme-bovina-bse/
Data de publicação: 2020-05-29 09:29:16

227 visualizações