Portugueses e espanhóis juntam-se para reflectir sobre “A Pecuária Extensiva Face aos Novos Desafios da PAC”



A ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, a Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha, organizam, no próximo dia 5 de Novembro de 2020, das 15h00 às 18h00, o Webinar Luso-Espanhol sobre “A Pecuária Extensiva Face aos Novos Desafios da PAC”.

Este evento surge na sequência do cancelamento, devido à Covid-19, do II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural programado para Beja nos dias 5 e 6 de Novembro. O webinar, que substitui o Congresso, mantém os grandes temas da actualidade, designadamente, a reflexão em conjunto sobre os novos desafios da PAC à pecuária extensiva. O papel da pecuária extensiva, os benefícios do pastoreio, a valorização das variedades de plantas e as raças locais, a sua capacidade de resiliência, dinamização e enriquecimento do espaço rural, são alguns dos objectivos que movem os organizadores deste evento realizado à escala ibérica.

Esta abordagem é feita entre pares, no interior do setor produtivo, mas também dirigida ao público em geral tendo em conta a necessidade de debater a autossuficiência e a segurança alimentar, a saúde, o bem-estar animal, a defesa da dieta mediterrânica e a preservação da biodiversidade. A pecuária extensiva é uma actividade promotora da dinamização do espaço rural, da proteção do meio ambiente e da fixação de população nas zonas de interior.

A decorrer no dia 5 de Novembro via plataforma zoom, o webinar tem confirmada a participação do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, do Director-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, do deputado europeu Álvaro Amaro e do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa.

Do lado de lá da fronteira ibérica está confirmada a presença de Esperanza Orellana, Directora General de Producciones y Mercados de Espanha, da deputada europeia Clara Aguilera, do representante das cooperativas agroalimentares de Espanha, Angel Pacheco, e do representante da FADSG, Agustín Gonzalez. A aguardar confirmação está a presença do representante do Ministério da Agricultura de Espanha.

A moderação do evento vai estar a cargo de Isabel Martins, Directora da Revista Vida Rural.

Para inscrição ou mais informações deverá aceder aqui


Fonte: Comissão Organizadora ->  https://congresso-pecuaria-extensiva.pt/
Data de publicação: 2020-11-02 10:00:00

558 visualizações