CEBAL aposta em projeto para a valorização nutricional dos produtos de ovinos e caprinos



Fonte da imagem: autoctones.ruralbit.com

O Centro de Biotecnologia Agrícola e Agroalimentar do Alentejo (CEBAL), em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), anunciou o lançamento de um novo projeto, com vista à promoção e valorização dos produtos de ovinos e caprinos – carne, leite e derivados – produzidos na região.

Com um financiamento de mais de 174 mil euros, o projeto “Val+Alentejo – Valorização dos produtos de pequenos ruminantes do Alentejo” consiste “num conjunto de ações de disseminação de informação científica e tecnológica e de experimentação sobre a composição em ácidos gordos da gordura dos produtos de ovinos e caprinos, bem como estratégias nutricionais conducentes à melhoria do perfil de ácidos gordos destes produtos”, lê-se em comunicado.

De acordo com o CEBAL, o objetivo é “promover a incorporação de inovação no setor e a criação de produtos alimentares de melhor valor nutricional, com características distintivas”.

A estratégia de transferência de conhecimento e tecnologia assenta em 3 pilares:

• Diagnóstico quanto ao perfil lipídico dos produtos de ovinos e caprinos produzidos no Alentejo;
• Disseminação por via de seminários e publicações técnico-científicas e de divulgação dirigidas ao setor agropecuário e agroalimentar, mas também aos consumidores
• Experimentação in loco em explorações comerciais vocacionadas para a produção de carne e de leite com aplicação de estratégias nutricionais promotoras de um perfil lipídico mais desejável.

O projeto Val+Alentejo, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), vai ao encontro da estratégia de crescimento do CEBAL em torno da valorização económica do conhecimento, iniciada em 2015, centrada “no reforço da interação com o tecido produtivo, melhorando o nível de intensidade tecnológica regional, disponibilizando, de forma sustentável, consistente e inovadora, soluções face aos problemas e desafios do território”, refere a instituição. O projeto deverá estar concluído em agosto de 2022.


Fonte: Vida Rural ->  https://www.vidarural.pt/producao/cebal-aposta-em-projeto-para-a-valorizacao-nutricional-dos-produtos-de-ovinos-e-caprinos/
Data de publicação: 2020-12-09 10:14:22

227 visualizações