Projeto BovINE promove demonstração de uma inovação para a produção e comercialização de bovinos de carne



o projeto BovINE - Beef Innovation Network Europe, tem como principal objetivo recolher e divulgar informações sobre inovações e boas práticas relacionadas com a produção de bovinos de carne em quatro áreas temáticas: resiliência socioeconómica; saúde e bem-estar animal; eficiência produtiva e qualidade da carne; sustentabilidade ambiental.

No âmbito da resiliência socioeconómica, os parceiros portugueses (PROMERT, ACBM e FMV) estão a organizar a demonstração de uma inovação relacionada com a utilização de contratos futuros como instrumento de gestão a sua importância na produção e comercialização de bovinos de carne.

Assim, no próximo dia 16 de Julho pelas 9h30 os parceiros portugueses deste projeto convidam a estar presentes via plataforma zoom, numa sessão onde serão explicados em que consiste este tipo de contrato bem como alguns exemplos onde já tem vindo a ser utilizado, procurando identificar principais pontos fortes e pontos fracos relacionados com a sua implementação.

Contamos com a colaboração do Professor Doutor Pedro Rino Vieira do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, cuja participação muito agradecemos, e de Tomás Machado, Bolseiro no projeto BovINE. O Professor Pedro Rino Vieira, tendo por base uma comunicação com um título bem provocador: “E se eu conhecesse o futuro?”, irá explicar-nos de forma sumária e clara o mecanismo de funcionamento deste tipo de contratos e de que forma podem contribuir para a gestão do risco nestas explorações de bovinos de carne. Tomás Machado irá apresentar a sua aplicação recorrendo a alguns exemplos de sucesso e as principais vantagens e desvantagens associadas a este tipo de contratos. No final teremos um espaço para discussão.

Por questões de logística, a organização solicita uma resposta tão breve quanto possível por mail para pais@mertolenga.com ou por telefone para 937715852.


Fonte: BovINE ->  https://www.bovine-eu.net/
Data de publicação: 2021-07-12 10:03:27

345 visualizações