Notícias

Produtores de leite saúdam aumento do preço do leite anunciado pela Lactogal e Unileite e desafiam restantes indústrias e distribuição a acompanhar e subir preço em 6 cêntimos

 

"A APROLEP considera positivo o anúncio da Lactogal sobre o aumento de 1,5 cêntimos por litro de leite à produção, a partir de 1 de outubro, tal como a Unileite anunciou a subida de 1 cêntimo aos seus produtores em São Miguel, nos Açores, a partir da mesma data. São decisões no bom sentido, apesar de chegarem muito atrasados e serem insuficientes face ao aumento brutal do custo das rações que os produtores suportam desde o início de 2021 e face ao aumento do custo da eletricidade que começam agora a suportar.

A APROLEP desafia os restantes compradores de leite a aumentarem o preço ao produtor num valor superior aos anunciados, para que o aumento chegue a todos os produtores e para ser possível, de forma progressiva mas rápida, aumentar em 6 cêntimos o preço médio ao produtor em Portugal, pois esse é o valor que estamos neste momento abaixo dos custos de produção e da média comunitária. 

Recordamos que temos em Portugal empresas de lacticínios especializadas em produtos de valor acrescentado e grupos que controlam todo o processo, desde o produtor até ao consumidor, e que por isso terão certamente condições para responder de forma rápida e positiva à exigência de um preço justo para a produção de leite que temos vindo a apresentar. 

Por último, continuamos à espera de uma resposta pública e efetiva das cadeias de distribuição, pois estamos convictos de que sem a sua colaboração não será possível atualizar o preço ao produtor para os valores que referimos. "

A Direção da APROLEP


Fonte: APROLEP
Data de publicação: 16/09/2021 10:49

Pub.