Notícias

Semana Mundial para a Sensibilização das Resistências aos Antimicrobianos

 

A resistência aos antimicrobianos é um problema de saúde crescente na União Europeia e a nível mundial. Devido à complexidade, à dimensão transfronteiriça e ao elevado custo económico inerente, este problema de saúde pública à escala mundial, que afeta a sociedade no seu conjunto, requer uma ação intersetorial em consonância com a abordagem «Uma só saúde».

Nestes próximos dias, de 18 a 24 de novembro, celebra-se a Semana Mundial de Sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos. O tema deste ano “Spread Awareness, Stop Resistance/ Espalhe a consciência, pare a resistência”, convida as partes interessadas na Uma Só Saúde (público em geral, profissionais de saúde, agricultores, produtores pecuários, associações do setor , autoridades competentes e políticos) a serem os veículos da sensibilização sobre a Resistência Antimicrobiana (AMR), encorajando as melhores práticas para o combate na disseminação de infeções resistentes a antimicrobianos.

A DGAV como autoridade competente para a saúde animal, segurança alimentar e medicamentos veterinários associa-se a esta celebração, e incentiva a cadeia interveniente desde o processo de fabrico até à utilização de medicamentos veterinários contendo antimicrobianos, para a implementação de boas práticas, contribuindo globalmente para garantir e preservar a eficácia dos antimicrobianos e proteger o nosso futuro.

 


Fonte: DGAV Consultar fonte
Data de publicação: 18/11/2021 11:44

Pub.