Notícias

Exportações portuguesas da carne de porco para a Coreia do Sul batem recordes

 

Apesar das exportações de carne de porco e derivados em 2021 registarem uma quebra de 11,55% no total do valor exportado, houve países que aumentaram as suas encomendas, saldando-se o ano com um total de 169,03 milhões de euros de faturação do comércio externo da carne de porco portuguesa, dos quais 76,15 milhões dizem respeito ao mercado intracomunitário, com Espanha a significar 98%.

No que respeita às exportações para países terceiros, foram registados 92,88 milhões no ano passado, com uma quebra de 15% face ao ano 2020. Em termos absolutos, a China foi o país com maior quebra de exportações (menos 19 milhões de euros em 2021), apesar de continuar a representar 40% das exportações do país.

No lado das subidas, o destaque vai para a Coreia do Sul que teve um acréscimo de 570% no valor exportado em 2021 por comparação com 2020, tornando-se no 7º país para onde Portugal mais exporta carne de porco e derivados. Cabo Verde e Japão são dois países que também aumentaram as suas importações de carne de porco portuguesa, pelo segundo ano consecutivo.

Já no que diz respeito ao Reino Unido, o Brexit teve um impacto de cerca de 1,5 milhões de euros nas exportações portuguesas de carne de porco, não havendo registo de saídas de produtos cárneos de porco no 1º trimestre de 2021.

 

Sobre a campanha Let’s Talk About Pork From Europe:

Num mundo onde abundam as mensagens contraditórias, é cada vez mais difícil saber quando é que uma informação é verdadeira ou falsa. A iniciativa “Let’s Talk About Pork From Europe” esclarece, de forma séria e transparente, o modelo de produção europeu de carne de porco, demonstrando que os padrões de qualidade e segurança alimentar da União Europeia são os mais elevados do mundo e os mais exigentes em termos de bem-estar animal, biossegurança e ambiente. A campanha de esclarecimento “Let’s Talk About Pork From Europe” arrancou em julho de 2020 e decorre até julho de 2022, em Portugal, Espanha e França, dirigindo-se essencialmente a públicos jovens entre os 18 e os 30 anos.

Saiba mais aqui


Fonte: Lets talk about pork from europe Consultar fonte
Data de publicação: 14/03/2022 17:21