Notícias

DGAV publica novo edital sobre Gripe Aviária

 

A partir do final do mês de abril de 2022 verificou-se uma melhoria gradual da situação epidemiológica da GAAP, nomeadamente uma diminuição acentuada do número de focos de doença notificados no território da União Europeia. Em virtude desta evolução favorável, a medida de confinamento obrigatório imposta às aves domésticas, detidas em instalações localizadas nas zonas de alto risco para a introdução de vírus da gripe aviária e prevista no n.º 1 do Edital n.º 18 da GAAP foi levantada.

No entanto, apesar da melhoria da situação epidemiológica da doença, habitual nesta época do ano, é improvável que a circulação de vírus da GAAP tenha cessado por completo, podendo manter-se, ainda que em menor grau, na população das aves selvagens estivais e residentes pelo que a DGAV apela a todos os detentores de aves que cumpram com rigor as medidas de biossegurança e das boas práticas de produção avícola, que permitam evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens.

Salienta-se ainda importância da notificação imediata de qualquer suspeita de doença, para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença no terreno pela DGAV.

 

Edital nº9


Fonte: DGAV Consultar fonte
Data de publicação: 19/05/2022 12:14

Pub.