Notícias

Novo foco de Peste Suina Africana na Alemanha

 

A Alemanha notificou, em 26 de maio de 2022, um surto de Peste Suína Africana (PSA) numa exploração de suínos, localizada a cerca de 500 km da área infetada no leste da Alemanha e a aproximadamente 7 km da fronteira com a França, numa zona anteriormente considerada livre. 

A situação epidemiológica da PSA continua a agravar-se na União Europeia e a disseminar-se para ocidente devido à ocorrência deste novo foco em suínos, o que se traduz num aumento do risco de introdução da PSA em território nacional. 

A PSA é uma doença viral que afeta os suínos domésticos e javalis de qualquer idade. Tem um elevado impacto social, económico e ambiental, devido à elevada mortalidade dos suídeos e aos bloqueios no comércio. O vírus da PSA não representa qualquer perigo para a saúde humana. Também não existe vacina nem tratamento para esta doença.

Se vai viajar para fora do país não transporte carne e produtos à base de carne de suíno que possam estar contaminados com o vírus da PSA. 

É proibida por lei a alimentação de suínos com restos de comida e de mesa, ou matérias que os contenham ou deles derivem. 

Não deixar restos de comida acessíveis a javalis, colocando-os sempre em caixotes de lixo protegidos dos animais selvagens.

É obrigatória a notificação de qualquer suspeita ou ocorrência de PSA em suínos e javalis. 

Caso encontre javalis mortos em espaços naturais utilize a aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens - aqui


Fonte: DGAV Consultar fonte
Data de publicação: 06/06/2022 08:40

Pub.