Açores: Aberto candidaturas ao abrigo do PRORURAL+ para apoio ao setor agropecuário

A Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural informa que estão abertas as candidaturas até 30 de setembro para a instalação de jovens agricultores e para investimento nas explorações agrícolas, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural para a Região Autónoma dos Açores 2014-2020, PRORURAL+.
As candidaturas agora divulgadas estão patentes no Aviso n.º 32/2022, abrangendo a Medida 6: Desenvolvimento das Explorações Agrícolas e das Empresas, na Submedida 6.1 - Instalação de Jovens Agricultores, e no Aviso n.º 33/2022, especificando a Medida 4 - Investimentos em Ativos Físicos, na Submedida 4.1 - Investimento nas Explorações Agrícolas.
As candidaturas abrangem todo o território da Região Autónoma dos Açores.
Aos apoios à instalação de jovens agricultores podem candidatar-se os jovens agricultores em nome individual ou os sócios-gerentes das pessoas coletivas, e tem por objetivo o arranque da atividade agrícola por parte de jovens agricultores como gestores das explorações; a renovação das gerações do setor agrícola; a manutenção e reforço de um tecido económico e social viável nas zonas rurais e a promoção da capacidade competitiva do setor agrícola.
Já aos apoios para o investimento nas explorações agrícolas, podem candidatar-se as pessoas em nome individual ou coletivo, que se dediquem à produção primária de produtos agrícolas.
Estes apoios enquadram-se em melhorar o desempenho técnico, económico e ambiental das explorações, visando o aumento da sua competitividade, em contribuir para a diversificação da produção, em aumentar a produção de alimentos de qualidade e em contribuir para o rejuvenescimento dos ativos do setor como alavanca para o combate ao desemprego, incentivando os jovens a permanecer nas zonas rurais e criando emprego.
Em ambas as candidaturas apenas são elegíveis os projetos nos setores de produção animal: bovinicultura, suinicultura, equinicultura, ovinicultura, caprinicultura, avicultura, cunicultura, apicultura, helicicultura e lombricultura; de produção vegetal: horticultura, fruticultura, floricultura, viticultura, batata-semente, beterraba e chá, e de produção de cogumelos.
Saiba mais informações aqui
Fonte: Governo Açores Consultar fonte
Data de publicação: 21/07/2022 10:20
Mais Notícias sobre Pecuária

SIMA - Informação Semanal nº 22, de 2023-05-29 a 2023-06-04
Conheça a newsletter nº 22 do SIMA para o sector das aves, bovinos, coelhos, pequenos ruminantes e suínos. Aves e Ovos Bovinos Coelhos Ovinos e Caprinos Suínos...

Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal
No próximo dia 20 de Junho irá decorrer o lançamento da Rota Turística e Gastronómica dos Queijos do Centro de Portugal. Este evento terá lugar no Castelo Templário, em Castelo Bra...

Curso: Bases and Computing Techniques for Genomic Predictions and GWAS
A SPREGA, em parceria com o INIAV e com o apoio da ThermoFisher, Segalab, ANABLE e ALFAGENE, vai realizar o Curso “Bases and Computing Techniques for Genomic Predictions and GWAS”,...
Fim das gaiolas – avaliação do impacto apresentado pela COPA-COGECA
A COPA ( Committee of Professional Agricultural Organisations), que representa mais de 22 milhões de agricultores europeus, e a COGECA (General Confederation of Agricultural Cooper...