Notícias

Projeto "Carnes da Montanha" desafiam autarquias a servir raças autóctones nas cantinas escolares

 

Pelo segundo ano consecutivo, em Arcos de Valdevez, os refeitórios das escolas vão servir carne cachena, uma das 7 raças autóctones que integram as Carnes da Montanha. 

Um projeto pioneiro que dá às crianças e jovens a oportunidade de ter acesso a uma carne de elevada qualidade e que ao mesmo tempo estimula a economia do território. É um exemplo único no
país. Agora, o desejo é que outras autarquias sigam o exemplo e ponham as carnes da montanha nas ementas das escolas.

Duas vezes por mês, há carne cachena nas cantinas de Arcos de Valdevez. Este é o segundo ano consecutivo que o Município avança com esta medida.

Os acordos entre a Câmara Municipal, a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, o Agrupamento de Escolas, a Associação de Pais de Arcos de Valdevez, e a UNISELF foram assinados recentemente, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho que elogiou a iniciativa, reconhecendo-a como uma boa prática. O governante sublinhou a importância deste exemplo ser seguido por outras regiões, por forma a contribuir eficazmente para o desenvolvimento e preservação da autenticidade dos territórios rurais.

Conheça mais sobre este projeto aqui


Fonte: Ruris
Data de publicação: 02/11/2022 10:00

Pub.