Notícias

O Projeto BovINE confirma que os produtores de bovinos de carne são agentes de mudança dispostos a impulsionar a sustentabilidade do sector

 

Para a sua conferência final de divulgação em Bruxelas (1 de dezembro 2022), os parceiros do BovINE acolheram, online, mais de 250 delegados de toda a Europa durante a manhã, e os principais actores políticos da UE, incluindo a DG Agri, a DG Sante, a Copa-Cogeca e a EUFRAS para uma apresentação presencial durante a tarde.

Maeve Henchion, coordenadora da rede BovINE na reunião final de disseminação do projecto em Bruxelas, diz:

“O projeto da rede BovINE mostrou claramente que os agricultores são uma fonte significativa de inovação por direito próprio, desempenhando assim um papel importante na procura e implementação de soluções para os desafios de sustentabilidade que enfrentam.”

As apresentações por parte dos parceiros centraram-se na partilha de boas práticas e soluções, obtidas a partir da investigação em torno dos quatro temas do projecto: saúde e bem-estar animal, resiliência socioeconómica, eficiência de produção e qualidade da carne e sustentabilidade ambiental. 

As soluções foram identificadas pelos parceiros do projecto para responder às necessidades básicas dos agricultores, e coligidas pelos líderes temáticos e gestores da rede do projecto nos nove países europeus representados no BovINE. As 340 boas práticas estão agora disponíveis de forma gratuita e de livre acesso na plataforma de conhecimento do projecto: BovINE Knowledge Hub (BKH).

Diego Canga Fano, da DG AGRI, recentemente nomeado responsável pela Investigação, Divulgação e Indicações Geográficas, foi o orador convidado na abertura da sessão da tarde na conferência final do BovINE, disse:

“A DG AGRI reconhece e aprecia o valioso trabalho da rede BovINE na transmissão de conhecimentos baseados em provas para criar soluções para os agricultores, bem como de conhecimentos para os decisores políticos e todos os interessados. As inovações do BovINE contribuirão para assegurar que a produção animal desempenhe o seu papel na garantia de um sistema alimentar sustentável e circular.”
Markus Rombach, Líder Adjunto do Grupo (Produção Animal) da Agridea, Suíça, Membro do Conselho Consultivo da rede BovINE e membro activo do EUFRAS, Fórum Europeu de Serviços Consultivos Agrícolas e Rurais, participou nas sessões da manhã e da tarde da conferência final do BovINE e referiu: 

“A rede transnacional do BovINE recolheu e validou imensos conhecimentos e muito úteis. Agridea, o nosso serviço de aconselhamento agrícola na Suíça, já está a utilizar este conhecimento e a traduzi-lo em formatos que funcionam para os nossos agricultores. Espero que outras organizações membros da EUFRAS, também utilizem os conhecimentos gerados e tirem partido dos vastos conhecimentos que o BovINE tem fornecido disponibilizando-os amplamente às suas redes agrícolas.”

O projecto BovINE, com a duração de três anos e financiado pela UE termina a 31 de Dezembro de 2022. Informações sobre as inovações e boas práticas geradas pela rede e as demonstrações "na exploração", organizadas pelos diferentes parceiros estão disponíveis e de acesso livre no BovINE Knowledge Hub (BKH). O website do projecto fornece links para uma panóplia de informação e resultados adicionais incluindo animações, webinars e materiais multilingues acedidos através do link em cada uma das bandeiras dos nove países parceiros. 

O gestor do Projeto BovINE, Richard Lynch, conclui:

“Com intervenções políticas específicas, e apoio de consultores agrícolas e especializados, as soluções identificadas pela rede BovINE, disponíveis e de acesso livre, na plataforma BKH do BovINE, estão prontas para implementação em toda a Europa.” 


Fonte: BovINE Consultar fonte
Data de publicação: 19/12/2022 09:50

Pub.