Notícias

Documentário: Era uma Vez a Lã

 

Descubra o vasto mundo da lã neste documentário da jornalista Sofia Leite. 


Uma simples camisola de lã é feita através de um processo muito longo, que começa nos rebanhos de ovelhas e acaba na fábrica, passando por várias etapas e vários protagonistas. Para ilustrar a história desta fibra natural em Portugal, pedimos a uma das maiores divulgadoras da lã portuguesa, a designer Rosa Pomar, para a acompanharmos na aventura de desfecho incerto que é o fabrico de um fio novo, ao longo dos vários passos desta cadeia têxtil.

Há os produtores e associações de raças autóctones de ovinos, algumas a enfrentarem perigo de extinção, outras com as lãs mais finas e mais garantias de sobrevivência. Há métodos antigos e artesanais de fabricar fios, de tecer, pastores da Serra da Estrela que ainda percorrem os caminhos da transumância. E há também fábricas de ponta, lavadouros mecanizados, avanços da genética para conservar as raças, melhorar a lã, e a ainda a indústria da tinturaria. Deste retrato resulta uma realidade complexa, que inclui tradições ancestrais e a última palavra da tecnologia desta indústria.

Tenta-se revelar parte deste vasto mundo da lã num documentário da jornalista Sofia Leite, com imagem de Hugo Antunes, Mário Piteira e Carlos Pinota, edição vídeo de Nuno Pereira, sonoplastia de Rui Soares e produção de Natacha Silva Fre

Veja-o aqui


Fonte: RTP1 Consultar fonte
Data de publicação: 27/12/2022 15:43

Pub.