Notícias

Consumo mundial de carne de bovino em diminuição

 

Vários indicadores apontam para um regressão no consumo de carne de bovinos a nível mundial. Apesar de esta diminuição ser relativamente pequena, parece ser sustentada ao longo do tempo, e as previsões do Departamento de Agricultura dos EUA para 2023 apontem para um novo decréscimo: perto de 5% nos EUA e 2% na Argentina. No Reino Unido verificou-se uma quebra de 5,8% em relação ao ano anterior nas vendas em restaurantes e mercearias.

Esta diminuição afecta países conhecidos pelo elevado consumo per capita de carne de bovino, como os EUA e a Argentina, embora os especialistas reconheçam que pode haver aumentos noutros mercados.

Na origem desta diminuição estará a crise económica, cujo efeito normal é a redução no consumo desta carne, aumentando o consumo de carne de suínos e aves, mais baratas. No entanto, mesmo com o abrandamento da inflação, não se está a observar recuperação no consumo de bovinos, o que poderá estar associado à utilização de outras fontes proteicas, como o feijão e as lentilhas.


Fonte: Bloomberg Consultar fonte
Data de publicação: 01/02/2023 14:54