Notícias

Transporte de animais vivos sem consenso em Bruxelas

 

Portugal liderou uma coligação com mais sete países (França, Grécia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Roménia e Espanha) que, na reunião do Conselho de Agricultura e Pescas que decorreu na passada segunda feira em Bruxelas, defende a continuação do transporte de animais vivos entro da nião Europeia e para países terceiros. 

A legislação existente sobre o tema data de 2005 e a Direção-Geral de Saúde e Segurança Alimentar considera, desde 2022, que é necessário que seja revista e actualizada, de forma a incluir o mais recente conehciemnto científico sobre bem estar animal.

A coligação de países enviou uma nota à presidência do Conselho da União Europeia, que pode ser lida aqui, na qual reconhece que a legislação tem de facto que ser revista mas que essa revisão não deverá terminar nem limitar certos tipos de transporte. Alertam ainda para as possíveis consequências negativas para o bem estar animal já que países de fora da UE terim que recorrer a fornecedores com leis de bem estar animal menos robustas.  


Fonte: GreenSavers Consultar fonte
Data de publicação: 01/02/2023 17:10