Alltech publica Perspetivas do setor Agroalimentar 2023
A empresa americana do sector agroalimentar Alltech publicou as perspetivas do sector agroalimentar para o ano de 2023. Este documento resulta de um estudo que envolveu a recolha de dados em 142 países e de 28 mil produtores de alimentos para animais.
A empresa destaca que, apesar dos enormes desafios que afetaram toda a cadeia de distribuição, a produção global de rações em 2022 permaneceu estável (1,266 mil milhões de toneladas, o que significa uma diminuição de apenas 0,42% em relação às estimativas feitas em 2021).
O impacto mais significativo foi sentido na Europa, que suportou condições climática extremas e os impactos da guerra na Ucrânia. Os principais produtores de rações em 2022 foram a China, os EUA e o Brasil. Espanha foi ultrapassada pela Rússia e o Vietname registou um aumento significativo na produção, ultrapassando a Argentina e a Alemanha. Os principais consumidores de rações foram a China, os EUA, o Brasil e a Índia, que representam metade do consumo mundial.
Em termos regionais verificou-se um aumento de produção na América Latina (+1,6%) e América do Norte (+0,88%) e decréscimos na Europa (-4.67%) e em África (-3.86%). Considerando os sectores de produção, registou-se um aumento na produção de alimentos para aves, aquicultura e animais de estimação. Os decréscimos registaram-se na produção e alimentos para suínos (-3%), vacas leiteiras (-1.32%) e de carne (-0.34%).
O aumento do custo das matérias primas é visto como o principal desafio pelos produtores de rações, sendo também referidas as doença que afectam os animai de produção e as falhas na cadeia de abastecimento.
As novas tecnologias foram referidas pelos entrevistados como a maior oportunidade, nomeadamente pelo contributo que poderão dar ao aumento da sustentabilidade do sector.
Fonte: Alttech Consultar fonte
Data de publicação: 02/02/2023 12:42
Mais Notícias sobre Pecuária
II edição dos prémios UE de Agricultura Biológica
De forma a contribuir para a meta de 25% da superfície agricola da União Europeia em modo de produção biológico, a Comissão Europeia adotou um Plano de Ação de Desenvolvimento da A...

SIMA - Informação Semanal nº 12, de 2023-03-20 a 2023-03-26
Conheça a newsletter nº 12 do SIMA para o sector das aves, bovinos, coelhos, pequenos ruminantes e suínos. Aves e Ovos Bovinos Coelhos Ovinos e Caprinos Su...

Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica: votações abertas
A Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais (SPREGA) e a revista VIDA RURAL, juntaram-se mais uma vez para atribuir o Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica. A escol...

Montantes a atribuir às OPSA no âmbito do PNSA
Foi publicado em Diário da República o Despacho nº 3171/2023, que fixa o montante da subvenção a atribuir às OPSA (Organizações de Produtores para a Sanidade Animal) pela realizaçã...