Notícias

Bactérias resistentes a antibióticos comuns são frequentemente encontradas em humanos e em animais

 

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e o Centro Europeu para a prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) publicaram o relatório sobre  a resistência a antimicrobianos de utilização comum de bactérias encontradas em humanos, animais e na comida.

Reportando-se a 2020/2021 e às bactérias Salmonella spp., Campylobacter jejuni and E. coli , estas duas agências europeias reportam que a resistência das duas primeiras a antibióticos de uso comum é frequentemente encontrada em humanos e em animais. No entanto é raro que esta resistência seja simultânea a vários antibióticos.

Foram encontrados resultados encorajadores em vários países, nos quais uma percentagem cada vez maior das bactérias encontradas em animais de produção se mostrou suscetível a todos os antibióticos testados.

No entanto também foi observado um aumento da resistência das bactérias  S. Enteritidis e C. jejuni à ciprofloxacina em humanos. Estas bactérias são responsáveis pela maior parte dos casos de infecções por salmonelose e campilobacteriose em humanos.


Fonte: EFSA Consultar fonte
Data de publicação: 06/03/2023 15:52