Notícias

Aprovado regime de compensação pelos custos adicionais de produção dirigido ao setor das pescas e da aquicultura

 

Já se encontra aprovado pelo Governo, através do Ministério da Agricultura e Alimentação, e publicado, em Diário da República, o regime de compensação, dirigido aos operadores do setor das pescas e da aquicultura, pelos custos adicionais de produção registados no seguimento da perturbação de mercado causada pelo conflito armado na Europa.

Estes apoios são financiados pelo programa Mar 2020, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP) e do orçamento do Estado, envolvendo uma dotação de 23,5 milhões de euros, distribuída, indicativamente, da seguinte forma:
 
a) Pesca – 8 milhões de euros;
b) Aquicultura - 6 milhões de euros;
c) Transformação e comercialização dos produtos da pesca e da aquicultura - 9,5 milhões de euros.
 
«Esta dotação orçamental pode ser objeto de reforço em função da procura destes apoios. E, para acelerar o ritmo a que estes apoios vão chegar aos operadores económicos e refletir-se na economia, o Governo negociou, com a Comissão Europeia, a adoção de um regime simplificado. Este tem por base os custos operacionais, registados em 2019 (ano típico em pré-pandemia), deduzidos dos custos energéticos. Assim, a compensação é apurada por aplicação de uma taxa de 8,6%, que resulta do crescimento do índice harmonizado de preços no consumidor, registado em 2022 face a 2019, deduzido do valor da inflação ‘normal’», clarifica Maria do Céu Antunes.

Fonte: Portal do Governo Consultar fonte
Data de publicação: 06/04/2023 17:21