Notícias

Gripe Aviária: teste de vacinas nos EUA, após surto

 

O governo dos Estados Unidos está a efectuar testes de quatro possíveis vacinas contra a gripe aviária em aves, após a morte de 58 milhões de frangos, perus e outras aves, naquele que foi o pior surto da doença na história do país.

Conduzidos pelo Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), os testes são o primeiro passo de um longo processo rumo ao possível primeiro uso de vacinas para proteger as aves domésticas dos EUA do vírus letal.

O USDA está a testar uma vacina da Zoetis Inc , uma da Merck Animal Health e duas desenvolvidas pelo Serviço de Pesquisa Agrícola do departamento. A Zoetis informou que já tinha forncido esta vacina ao USDA em 2016, após um grande surto de 2015, mas que ela nunca foi usada.

Os dados iniciais de um estudo com uma única dose de vacina são esperados para Maio, enquanto os resultados de estudos sobre regimes de imunizantes de duas doses são esperados para junho, disse o USDA.Se os testes forem bem-sucedidos e o USDA decidir continuar o desenvolvimento, levará pelo menos entre 18 e 24 meses até que uma vacina que corresponda ao vírus atual esteja disponível comercialmente, disse a agência.


Fonte: Globo.com Consultar fonte
Data de publicação: 17/04/2023 17:16