Notícias

Fim das gaiolas – avaliação do impacto apresentado pela COPA-COGECA

 

A COPA ( Committee of Professional Agricultural Organisations), que representa mais de 22 milhões de agricultores europeus, e a COGECA (General Confederation of Agricultural Cooperatives), que representa os interesses gerais e específicos das cooperativas do sector agroalimentar, pescas e florestas junto das instituições da EU, emitiram um comunicado de imprensa - Assessment of the impacts of phasing out cages in EU livestock farming (pig and hen sectors), sobre a utilização de gaiolas/jaulas na União Europeia.

Este comunicado surge no âmbito da revisão da Diretiva sobre Bem-estar Animal e tendo em conta a iniciativa cidadã “End of cages” (fim das gaiolas), um conceito que, segundo este comunicado, nunca antes tinha sido alvo de qualquer tipo de avaliação de impacto.

Assim, a COPA e a COGECA, por entenderem que nenhuma instituição da EU levaria a cabo tal avaliação de impacto, promoveu o primeiro relatório que abrange os impactos económicos, socais e ambientais desta proposta.

O estudo considerou 3 cenários: fim das celas de maternidade de porcas e de gaiolas para galinhas poedeiras até 2025, 2035 e 2045. As conclusões do estudo apontam para uma quebra na produção de suínos entre 23 e 8%, consoante o cenário, obrigando a investimentos que iram variar entre 2,1 e 3,5 mil milhões de euros (em novas instalações e na reconstrução das existentes). No sector das aves as perdas seriam menores mas exigiram um volume de investimento semelhante.

Face a esta queda na produção o estudo prevê um aumento das exportações e diminuição das importações, com o consequente aumento da dependência alimentar nas importações, numa altura em que se procura uma maior autonomia. É de esperar também um aumento nos preços.

Adicionalmente, esta medida, se levada a cabo num curto intervalo de tempo, levaria à concentração da produção em unidades de muito grande dimensão, mais aptas a suportar o investimento. Adicionalmente poderia assistir-se a uma deslocalização da produção para países não abrangidos pelos mesmo padrões de bem estar, aumentado a pegada de CO2 e reduzindo a rastreabilidade dos alimentos.


Fonte: COPA-COGECA Consultar fonte
Data de publicação: 01/06/2023 16:19