Notícias

FPAS lidera consórcio europeu Welfarmers

 

FPAS é a líder do consórcio Welfarmers, um projeto inserido no Programa Horizon Europe, que engloba 8 países da União Europeia representados por instituições de ensino superior, centros de investigação, organizações representativas do setor da suinicultura e órgãos de comunicação social.

Trata-se de um projeto dentro do capítulo Governance e destina-se à transferência de conhecimentos entre os suinicultores destes países no âmbito do bem-estar animal com especial enfoque no corte de caudas, castração e fim das jaulas.

Este consórcio contempla ainda a criação de plataformas digitais para medir os níveis de bem-estar animal aplicado em vários países europeus, através da utilização de sistemas de integração de dados anteriormente utilizados na saúde humana, que vão permitir reforçar o bem-estar dos animais em toda a cadeia de produção de suínos, contribuindo assim para sistemas de produção sustentáveis.

O projeto criará plataformas para quantificar o nível de bem-estar dos animais nas explorações pecuárias de diferentes países, monitorizar a evolução da adaptação dos produtores às novas normas de bem-estar dos animais (barreiras e soluções) e avaliar os impactos socioeconómicos ao longo da cadeia de abastecimento e garantir a sustentabilidade dos produtores, manter os empregos no setor e a competitividade com países terceiros que não oferecem os mesmos padrões de bem-estar animal e segurança dos alimentos para animais.

O estudo centrar-se-á apenas numa espécie, os suínos, para maximizar o progresso com os recursos disponíveis, mas servirá, posteriormente, de modelo para outros setores pecuários da UE.

Esta abordagem única de bem-estar tem o envolvimento sem precedentes das organizações de produtores a partir da conceção do projeto, o que resultará num projeto RIA (Research and Innovation Action).

O projeto tem a duração de 3 anos e início em 1/1/2024 e tem um orçamento total de 3.000.000€ e a FPAS é a entidade coordenadora com a responsabilidade do controlo de todo o processo.

A primeira reunião para o lançamento oficial do projeto é organizada pela FPAS e decorrerá no Montijo nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro.


Fonte: FPAS Consultar fonte
Data de publicação: 02/02/2024 17:02