Notícias

XII Jornadas Internacionais de Suinicultura - mais oradores confirmados

 

IAAS-UTAD, organizadora das XII Jornadas Internacionais de Suinicultura, que irão decorrer dias 15 e 16 de Março, divulgou mais oradores confirmados para este evento..

Tratam-se de Jordi Baliellas, Mara Parreiras, Miguel Antona e António Tavares.

Jordi Baliellas Capdevia é veterinário com experiência em suinicultura e avicultura nos aspetos de sanidade, nutrição e produção. Formou-se na Universidade Autónoma de Barcelona em 1997. Trabalhou até 2016 numa empresa de integração de aves e suínos até ingressar no Grup de Sanejament Porcí de Lleida (GSP) onde colabora com o Interprofissional de suínos de camada plana (INTERPORC) com programas de controlo regional do PRRS, utilização racional de antibióticos e programas de melhoria da biossegurança nas explorações de suínos.

Tem várias publicações científicas sobre antibióticos, PRRS e juntamente com a sua equipa GSP, foram os pioneiros mundiais no desenvolvimento da técnica de monitorização do vírus PRRS a partir de línguas de cadáveres.

A comunicação de Jordi Baliellas tem por tema “Problemas atuais das estirpes virulentas do Vírus PRRS”.  

Mara Parreiras  é licenciada em Engenharia Agro-Pecuária na Escola superior Agrária de Coimbra e  mestre em Gestão de Empresas Agrícolas pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e para além disso é mestre em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Frequenta o Doutoramento em Ciência Animal na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde estuda os efeitos de farinha e óleo de insetos na dieta de suínos. Atualmente trabalha no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV).

A comunicação de Mara Parreiras  tem por tema “A farinha de BSF na alimentação dos leitões”.  

Miguel Antona é licenciado em Relações Laborais pela Universidade de Valladolid (UVA), mestre em Administração de Empresas e RH pela Universidade Complutense de Madrid e também é mestre em Prevenção de Riscos Laborais pela IMF Business School. Da mesma forma, possui formação em Gestão Comercial e Marketing Empresarial.

O seu percurso académico, aliado à sua experiência profissional, levaram-no a implementar políticas modernas de gestão empresarial e de eficiência junto dos colaboradores, apostando na inovação em todas as áreas da empresa. Ele é apaixonado pela cultura organizacional e pela experiência das pessoas, com foco no desenvolvimento de talentos, geração de ideias e inspiração.

Miguel Antona, tem em mente, todos os dias no seu planeamento estratégico os valores empresariais da INNOPORC como agente de mudança social. Um orador que serve para a concretização tangível do compromisso da empresa com a sustentabilidade e o ambiente rural, como espinha dorsal da geração de riqueza e emprego.

 A comunicação de Miguel Antona tem por tema “Recursos humanos: motivação e liderança”.  

António Tavares e licenciado em Engenharia Eletrotécnica pelo IST (Instituto Superior Técnico). Como sempre foi fascinado pelo negócio da sua família (a Agricultura), nunca exerceu a sua profissão, e desta forma, esteve sempre ligado ao movimento associativo onde exerceu os cargos de Presidente do antigo FPAS (Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores) entre 1986 e 1988, e de Diretor da CAP (Confederação de Agricultores de Portugal) de 1985 a 1991.

Atualmente, além do seu trabalho de suinicultor e de produtor agrícola, é membro do grupo de trabalho de previsões de preços de carne de porco na Comissão Europeia, em Bruxelas e Presidente do Grupo de Trabalho de Carne de Porco do COPA—COCEGA (Comissão Europeia).

Em 2013, fundou a Agroinfo.pt, onde exerce funções de edição e coordenação, com o intuito de disponibilizar conteúdos abrangentes e especializados sobre a atividade agrícola e pecuária. Recentemente criou a empresa de consultadoria ATDN, Lda., de modo a poder colaborar na laboração de candidaturas aos apoios comunitários, no âmbito do PDR 2020.

 A comunicação de António Tavares tem por tema “Projeto WELFARMERS”.  

Recordamos que as inscrições para estas Jornadas já se encontram abertas. 

 


Fonte: IAAS-UTAD Consultar fonte
Data de publicação: 07/02/2024 12:12